Home / Exames e Laboratório / 6 dados importantes sobre o HPV

6 dados importantes sobre o HPV

O papilomavírus é um vírus presente em humanos e animais, mas são específicos de cada espécie, portanto só os tipos específicos acometem o homem (vírus do papiloma humano, HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV humano sendo que alguns preferem a pele, causando, por exemplo, verrugas, e outros têm preferência por mucosas (revestimento interno dos órgãos genitais, boca, região anal, etc.). Mais de 40 tipos infectam as mucosas – colo do útero, vagina, vulva, reto, uretra, pênis e ânus.

A principal causa de câncer de colo uterino é a infecção pelo HPV, que no Brasil, atinge aproximadamente 14% das mulheres sexualmente ativas. Entre as portadoras, a proporção de pacientes que desenvolvem o câncer invasor fica abaixo de 3%, já que os mecanismos imunológicos de proteção e controle celular conseguem detectar as células sob a ação viral e eliminá-las. Entretanto, a persistência do processo infeccioso por períodos maiores que 18 meses constitui fator de risco para o surgimento de lesões intraepiteliais escamosas de alto grau.

Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. Comparando-se esse dado com a incidência anual de aproximadamente 500 mil casos de câncer de colo do útero, conclui-se que o câncer é um desfecho raro, mesmo na presença da infecção pelo HPV. Ou seja, a infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente, para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

Suspeita-se de infecção genital pelo papilomavírus humano (HPV) quando são detectadas alterações celulares no Papanicolaou, que é um exame periódico recomendado para triagem de câncer de colo do útero em mulheres. Essas alterações podem indicar uma infecção, mas não distinguem os diferentes tipos do vírus.

A pesquisa de DNA do HPV pode ser pedida com o Papanicolaou em mulheres entre 30 e 65 anos de idade, para identificar os tipos que representam aumento do risco de câncer.

Autoridades dos EUA recomendam a pesquisa de DNA do HPV como parte da rotina de prevenção do câncer de colo do útero em mulheres de 30 a 65 anos de idade, além do exame citológico de células do colo uterino (Papanicolaou) a cada 5 anos.

A pesquisa de DNA do HPV não é recomendada em mulheres com menos de 30 anos porque a infecção é muito comum e, em geral, se resolve sem tratamento e sem complicações. Entretanto, os achados citológicos podem indicar a necessidade de uma colposcopia (exame visual mais detalhado da vagina e do colo do útero) e uma biópsia do colo do útero.

Alguns médicos indicam também a pesquisa de DNA do HPV em células anais de homens que têm sexo com outros homens ou contaminados pelo HIV.

Os diversos sistemas de exame detectam tipos de HPV diferentes. O mais simples identifica apenas o HPV-16 e o HPV-18, associados à cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Outros detectam um número maior de tipos associados a câncer ou a verrugas genitais (condilomas). Esses podem ser:

Tipos associados a câncer de colo do útero:

  • HPV 16, 18, 31, 33, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68 e 73

Tipos associados à condilomas:

  • HPV 6, 11, 42, 43 e 44

Resultados negativos significam que uma infecção é improvável. Em todos os casos negativos, deve ser considerada a aplicação da vacina para HPV. Resultados positivos significam infecção pelo tipo identificado, e precisam ser acompanhados quando esse tipos estão associados a risco de câncer. Nesses casos, o exame citológico (Papanicolaou) deve ser repetido com maior frequência (anualmente), seguido de colposcopia e biópsia, quando necessário.

O Ghanem Laboratório disponibiliza exames para a detecção do HPV. Os resultados do Teste de HPV, juntamente com a avaliação do médico frente ao histórico de citologia, outros fatores de risco e diretrizes profissionais, podem ser utilizados para conduzir a gestão do paciente.

 

Referências:

- labtestsonline.org.br

– Instituto Nacional do Cancer  (INCA)

Posts Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pregnant-04Guia de Sustentabilidade 2015