Home / Exames e Laboratório / Dúvidas Frequentes em Exames de Laboratório

Dúvidas Frequentes em Exames de Laboratório

Dúvidas Frequentes em Exames de Laboratório são comuns. Por esta razão, listamos algumas frequentes abaixo. Caso sua dúvida não seja respondida, entre em contato conosco.

Dúvidas Frequentes em Exames de Laboratório

1) Água interfere no resultado de seu exame de laboratório? “Quebra jejum”? Não. Mas convém tomá-la com moderação (máximo um copo de 300mL). O excesso interfere nos exames de urina.

2) Medicamentos interferem em exames laboratoriais? Antibióticos interferem no exame de cultura de urina? Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

No caso de uso prévio ou atual de antibióticos, o nome do medicamento precisa ser informado ao laboratório. A administração de antibióticos não impede a realização da cultura, mas em algumas situações pode interferir no resultado do exame.

3) O paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue?
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico assistente e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento. Para drogas de monitorização terapêutica, cuja coleta de sangue é sugerida imediatamente antes da próxima dose, é conveniente o paciente trazer consigo o medicamento em uso, para evitar ultrapassar o horário programado para a medicação.

4) O cigarro causa interferência nos resultados dos exames?
Sim. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobina, no número de leucócitos e de hemácias e no volume corpuscular médio. E ainda, o fumo causa redução na concentração de HDL-colesterol.

5) Bebida alcoólica e o fumo podem alterar resultados de exames?
A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.

6) Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 3 dias após o período menstrual. Se tiver alguma urgência, a paciente deverá fazer assepsia no momento da coleta e fazer uso do tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture com a urina.

7) Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?
Em tese, não há problema. Aliás, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre continua e a intenção do médico solicitante é verificar se alguma infecção é responsável pelo quadro febril. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados, principalmente nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.

8) Atividade física ou esforço físico atrapalham os exames laboratoriais?
Alguns exames são prejudicados, por exemplo; PSA, glicose, prolactina, dentre outros. O paciente exercendo atividades físicas não obterá os verdadeiros resultados dos exames. Porém, sempre que possível recomendamos aos pacientes que venham ao laboratório receber as devidas orientações (específicas de cada exame).

9) Jejum muito prolongado altera resultados de exames?
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa  variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.

10) Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa principalmente do triglicérides.
O paciente com histórico de triglicérides elevado que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

11) Após colher sangue, posso ter atividades normais?
Sim, após o procedimento de coleta dos exames não há restrição de nenhuma atividade.

12) Por que quando se tira sangue, as vezes o local fica roxo?
Isto chama-se hematoma. A formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta contribuem sobremaneira para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.
Se ocorrer, de imediato comprima o local, se possível com compressa (gaze) fria; depois recomenda-se compressa morna.

13) Para alguns exames meu médico dispensa jejum, e pelas orientações do laboratório é necessário. Qual orientação devo seguir?
A boa prática laboratorial recomenda que para cada exame há necessidade de orientação específica. Desta forma as orientações dadas ao paciente não podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.

14) Materiais de fezes, urina e esperma devem ser entregues imediatamente ao laboratório após a coleta?
O material de fezes permite ser refrigerado por até 12 horas. O esperma e a urina devem ser entregues ao laboratório o mais rápido possível, desde que a coleta em casa seja realizada seguindo cuidadosamente as orientações de higienização e conservação recomendada pelo laboratório.

15) No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã”?
Preferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 2 horas sem urinar. Dará o volume ideal e qualidade para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

16) Para colher os exames de fezes e urina é necessário estar em jejum? Urina só pode ser colhida no laboratório?
Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mas quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária. As amostras de urina podem ser colhidas em casa, mas devem ser entregues ao laboratório em até 1 horas.

17) Ao coletar urina para exame, por que se deve desprezar o primeiro jato?
O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

18) O que é e para que serve um antibiograma?
Este exame revela quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

19) Para realizar a pesquisa de sangue oculto é necessário realizar uma dieta especial?
Não há necessidade de dieta especial. Para coleta, deve-se atentar aos seguintes itens:
– Não contaminar as fezes com urina;
– Não coletar as fezes em período menstrual e em sangramentos devido a hemorróidas.

20) A glicose de jejum e a glicose pós prandial devem ser colhidas no mesmo dia?
Esta coleta deve ser realizada no mesmo dia em que se colheu a glicose de jejum. O exame de glicose pós prandial exige que o(a) paciente retorne ao laboratório duas horas após o início do almoço, para uma nova coleta de sangue. Devido a importância do horário da coleta da glicose pós prandial, o laboratório solicita a presença do cliente 10 minutos antes de completar as duas horas.

21) Para que serve o Teste do Pezinho e quando devo realizá-la no meu bebê?
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem como objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. A coleta deverá ser feita entre o 3º e 30º dia de vida, e de preferência na primeira semana de vida. Quanto mais cedo for realizada a coleta, mais precocemente será iniciado o tratamento dos casos afetados.

22) Posso receber o resultado dos meus exames verbalmente pelo telefone?
Não. Somente os resultados com valores críticos são passados pelo analista clínico por telefone ao médico. Ao paciente é passado por telefone a informação de que seu laudo está liberado pela internet/site ou nas unidades de atendimento.

23) O menor de idade, abaixo de 16 anos, pode realizar o seu exame?
Pode realizar o exame apenas se estiver acompanhado do responsável.

24) Quanto tempo leva para a entrega dos resultados?
O laboratório disponibiliza os resultados de seus exames no menor prazo possível, porém deve-se levar em conta que cada exame tem procedimentos operacionais diferentes. Caso você tenha alguma necessidade como antecipação de resultados, registre para o atendente do laboratório no momento de seu atendimento.

25) Perdi o meu comprovante de atendimento com o login e a senha de acesso ao site, como faço para resgatá-los?
Nesse caso, o laboratório solicita que compareça em uma das unidades de atendimento com documento de identidade oficial. Essas informações não serão liberadas por telefone ou email, exceto nos casos de coleta domiciliar, que serão fornecidas pelo técnico responsável.

26) Meu resultado de exame pode ser entregue sem o comprovante de atendimento e para terceiros?
O resultado será entregue mediante a apresentação do comprovante de atendimento ou da identidade do paciente que realizou o exame.

Recommended Posts
Showing 14 comments
  • Sabrina
    Responder

    Exames como hemograma e de imunoglobulinas podem ser realizados sem que hajam alterações após quantos dias da última dose de amoxicilina?

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Sabrina!
      Não há alteração após a dose de amoxicilina.
      Abraços!

  • Àlex
    Responder

    Boa noite! A cada quantos meses é recomendado fazer exames de urina, fezes e sangue?

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Àlex, bom dia!
      A periodicidade pode depender de cada pessoa, por exemplo se ela possui alguma doença crônica, etc.
      No geral, se não houver nenhuma doença que necessite acompanhamento, o check up pode ser realizado anualmente.
      Muito obrigado/ Abraços!

  • Elisangela teles
    Responder

    Quantos dias depois de tomar gentamicina injetável se faz exame de urina?

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Elisangela!
      Se for apenas parcial de urina não vai interferir a quantidade de dias, mas se for realizar cultura de urina, o mínimo que se deve esperar é de 7 a 10 dias. Muito obrigado por sua mensagem/Abraços!

  • Diego
    Responder

    Boa tarde

    Foi solicitado exame de lipidiograma e glicemia, ambus em jejum!

    Porém faço o uso controlado de medicamentos para depressão, é possível constar no exame, se estou tomando corretamente estes medicamentos?

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Diego!
      Não há relação da medicação com os exames lipidograma e glicemia.
      Obrigado por sua mensagem/Abraços!

  • Jailsa
    Responder

    Olá estou fazendo tratamento com metronidazol e repoflor, mais preciso fazer coprocultura, vai alterar o resultado?

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Jailsa,
      Sim, esses medicamentos são utilizados para o tratamento de infecções intestinais, que é o que se deseja diagnosticar com o exame de Coprocultura. Então, interferem no resultado.
      Geralmente, o exame de Coprocultura é realizado ANTES do tratamento prescrito, ou APÓS 7 dias do seu término (7 dias sem uso das medicações).
      Recomendamos que siga sempre as orientações do seu médico.
      Muito obrigado por sua mensagem/Abraços!

  • Lucilene Lopes
    Responder

    Fiz exame e não deu nenhum resultado o que será ?
    Mandaram fazer outro exame novamente .

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Lucilene,
      Orientamos que entre em contato com o laboratório que realizou seu exame para buscar mais informações, pois eles possuem o histórico do seu exame.
      Abraços dos amigos do Ghanem Laboratório!

  • Valeria
    Responder

    Meu filho tem 1 aninho. Tomou o antibióticos CECLOR Cefaclor 250 MG . Durante 10 dias. Para infecção Urinária. Com quantos dias posso repetir o exame de urina ??? Obrigada

    • Grupo Ghanem
      Responder

      Olá Valéria! O exame deve ser realizado após 7 dias do término do antibiótico. Muito obrigado por sua mensagem. Abraços dos amigos do Ghanem Laboratório!

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

exame pré nupcialPALC