Home / Exames e Laboratório / Hepatite – Riscos, cuidados e prevenção

Hepatite – Riscos, cuidados e prevenção

É importante conscientizar as pessoas sobre o perigo causado por esse problema de saúde global. Saiba quais são os sintomas e as formas de contaminação dos tipos de hepatite.

O dia 28 de julho é considerado o Dia Mundial da Hepatite, que é uma inflamação do fígado. A doença pode ter várias causas: Pode ser viral, que é quando a pessoa é infectada por um vírus; autoimune, que é quando o nosso organismo produz uma defesa contra um órgão do nosso próprio corpo, que no caso da hepatite é o fígado; ou por uma intoxicação do organismo por causa do consumo do álcool, medicamentos e outras drogas que agridem o nosso organismo.

No caso das hepatites virais, a contaminação pode acontecer por meio de diversos vírus: A, B, C, D e E. Esse tipo de hepatite é o mais comum entre a população e os tipos de vírus mais conhecidos são os das Hepatites virais A, B e C. Entre as três, a mais perigosa é a Hepatite viral C, por ser a única que não possui vacina e com grandes chances de se tornar uma doença crônica, que é quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses. Atualmente, no Brasil, estima-se que seis milhões de pessoas sejam infectadas com o vírus das hepatites B e C, por exemplo, e muitas delas não sabem que estão doentes.

Apesar das hepatites virais serem a forma mais comentada, é extremamente importante, também, cuidarmos com o consumo de substâncias tóxicas como o álcool e outras drogas, que afetam o funcionamento do fígado.

Por estes e outros motivos é importante ter um dia só para a hepatite, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para aumentar a conscientização, educação e melhorar a compreensão sobre a doença, que é considerada um importante problema de saúde global.

Contaminação das hepatites virais

Existem várias formas de contrair um vírus da hepatite. A má higiene dos alimentos, água contaminada e a falta de saneamento são algumas formas de transmissão das hepatites A e E, por exemplo. Nesse caso, o maior risco está nas áreas rurais de países em desenvolvimento. Porém, é possível contraí-las em qualquer lugar. A hepatite viral A atinge, em média, 20 milhões de novas pessoas a cada ano no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e a Hepatite viral E, 1,4 milhões anualmente. Para a hepatite A já está disponível a vacina, mas é de responsabilidade do médico receita-la.

Em relação às hepatites B, C e D, o cuidado se volta ao corpo. A transmissão ocorre por meio do contato com o sangue, esperma e outros fluídos corporais contaminados. Desses três tipos de hepatite, somente a hepatite viral B tem uma vacina disponível. Para prevenir-se dessas hepatites algumas medidas são necessárias, entre elas, não compartilhar agulhas, lâminas de barbear ou escovas de dente e usar preservativo em todas as relações sexuais.

Sintomas

As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, reforçando a necessidade de ir ao médico regularmente para a realização de exames de rotina que detectem o vírus. Quando presentes, os sintomas podem ser: Febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

Acredito que estou doente, e agora?

Para diagnosticar a hepatite é preciso realizar exames de sangue, como as sorologias. Uma biópsia do fígado pode ser solicitada, também, para comprovar os danos no fígado. A recomendação é que toda a população realize os exames necessários para ter certeza de que sua saúde está em dia, principalmente os que estiveram ou estão em situações de risco.

No Ghanem Laboratório são disponibilizados exames para verificar a saúde do fígado e diagnosticar o quanto antes uma possível hepatite.

Os exames mais solicitados para analisar a saúde do fígado são: AST, ALT, GGT, Fosfotase Alcalina, Bilirrubinas, Albumina e tempo de Protrombina.

Além dos exames da saúde do fígado, o Ghanem oferece, ainda, exames de detecção das hepatites virais A, B, C, D e E.

Recommended Posts
Comments
  • Grupo Ghanem

    Teste

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Medicina personalizada: Perfil nutrigenético para médicoscolesterol