Home / Exames e Laboratório / Entendendo a Tireoide: Hipotireoidismo

Entendendo a Tireoide: Hipotireoidismo

O que é a glândula tireoide?

A glândula tireoide está localizada no pescoço, logo abaixo de sua laringe (cordas vocais). Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.

A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que induz a tiróide a produzir T3 e T4.

O que é o hipotireoidismo?

Hipotireoidismo significa que você tem muito pouco hormônio tireoidiano. O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família.

Os sintomas de hipotiroidismo podem incluir:

  • Cansaço;
  • Lentidão;
  • Depressão mental;
  • Sensação de frio;
  • Pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg);
  • Pele e cabelo secos;
  • Constipação;
  • Irregularidades menstruais;

Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Um simples exame de sangue pode mostrar se os sintomas são devidos ao hipotireoidismo ou de alguma outra causa. Pessoas com hipotireoidismo leve podem não ter qualquer sintoma.

O que causa o hipotireoidismo?

Em adultos, a doença de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo. Nessa condição, o sistema imunológico ataca e danifica sua tireoide, que não consegue produzir hormônio da tireoide suficiente. O hipotiroidismo pode também ser causado pelo tratamento com iodo radioativo ou por cirurgia da tireoide, que são realizados para tratar outros tipos de distúrbios da tireoide. Problemas com a hipófise são outras causas raras. O hipotireoidismo pode também estar presente desde o nascimento, caso a tiroide não se desenvolva adequadamente.

Como o hipotireoidismo pode afetar sua saúde?

Em adultos, o hipotireoidismo não tratado leva ao desempenho físico e mental pobres. Ele também pode causar aumento nos níveis do colesterol e levar a doenças cardíacas. Uma condição que pode representar risco de vida é o coma mixedematoso, que pode aparecer se o hipotireoidismo for grave e não tratado. O diagnóstico de hipotireoidismo é especialmente importante durante a gravidez. O hipotireoidismo materno não tratado pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do cérebro do bebê. Todos os bebês devem ser testados para o hipotireoidismo logo após o nascimento. Se não for tratado prontamente, a criança com hipotireoidismo congênito pode ter atraso no desenvolvimento mental e não crescer normalmente.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

Os exames de sangue podem medir seus níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4). Você tem hipotireoidismo quando tem TSH elevado e níveis baixos de T4 em seu sangue. No hipotireoidismo inicial ou na forma leve, o TSH estará alto mas o T4 pode estar normal. Neste caso, o seu médico vai avaliar os níveis de TSH para fazer o diagnóstico. Quando a causa do hipotireoidismo é a doença de Hashimoto, os exames podem detectar os anticorpos que atacam a tireoide.

Como saber se você deve fazer exames de tireoide?

Se você tiver um ou mais dos sintomas de hipotireoidismo ou se há pessoas com doenças da tireoide em sua família, pergunte ao seu médico se você deve fazer um exame de sangue. Alguns especialistas também recomendam exames no início da gravidez ou em mulheres que querem engravidar. Os médicos também podem recomendar exames para mulheres com idade superior a 60 anos, mesmo que elas não tenham sintomas. Se você for diagnosticado com hipotireoidismo, precisará de tratamento para evitar graves problemas de saúde.

Para mais informações sobre o exame, entre em contato por via telefone 47 3028.3001 ou WhatsApp 47 8458.1299.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
para blog-01Post Blog