Home / Exames e Laboratório / Medicina personalizada: Perfil nutrigenético

Medicina personalizada: Perfil nutrigenético

Com o avanço das pesquisas realizadas pelo Projeto Genoma Humano, junto das novas tecnologias, imprimiu-se uma nova faceta à medicina, denominada como Era Genômica ou Medicina Personalizada. Uma das ideias da Medicina Personalizada é substituir a prescrição de “um medicamento que serve para todos”, por um específico, “na dose adequada para o paciente determinado”.

A alimentação, as interações sociais, o cigarro, o stress e as toxinas do meio ambiente cooperam para uma manifestação de doenças hereditárias, que determinam a nossa saúde. Como cada indivíduo é único, por meio da análise dos polimorfismos, a nova medicina é capaz de predizer seu risco genético a doenças crônicas não transmissíveis, doenças cardiovasculares, neoplasias e outros.

Por este motivo, o Ghanem Laboratório disponibiliza exames para contribuir com a Medicina Preventiva. Entre esses exames está o de Nutrigenética, que apresentaremos a seguir.

PERFIL NUTRIGENÉTICO

Apesar de nossa constituição genética ser fixa, nossa nutrição e estilo de vida podem influenciar a expressão de nossos genes, levando a modificações em nosso corpo e organismo. Assim, a dieta personalizada pode ser adaptada as nossas necessidades exclusivas (nutrigenética). Desta forma, o Perfil Nutrigenético (Nutrigenética®) pode predizer o risco de uma pessoa desenvolver determinada doença ou condição de saúde, e ainda, auxiliar o médico ou nutricionista na tomada de decisões terapêuticas ou preventivas.

Nesta análise de mapeamento genético, são identificadas certas alterações (polimorfismos) que interferem na maneira como o corpo responde às atitudes – incluindo o padrão alimentar e o nível de atividade física. O objetivo do teste é identificar certos fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação, como a obesidade, dislipidemias, intolerâncias nutricionais e etc.

Conhecer o perfil genético proporciona uma abordagem personalizada para reduzir e manter o peso ideal. Conhecer as tendências genéticas pode ajudar a realizar mudanças positivas no cotidiano, promovendo assim, maior qualidade de vida.

Dentre os genes testados, alguns podem sugerir maior ou menor risco para o desenvolvimento de doenças. No perfil Nutrigenético®, encontram-se variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e comportamento alimentar:

1. Genes associados à obesidade
2. Regulação do metabolismo lipídico
3. Risco do desenvolvimento de Diabetes Mellitus 2
4. Hipertensão arterial sistêmica
5. Metabolismo do folato (vitamina B9)
6. Metabolismo da vitamina D
7. Intolerância à lactose
8. Metabolismo da cafeína
9. Modulação da resposta inflamatória, estresse oxidativo e desintoxicação
10. Metabolismo de vitaminas
11. Intolerância ao glúten / Doença Celíaca

Para mais informações sobre exames:

Disk Ghanem: 47 3028-3001
WhatsApp: 47 98458-1299
sac@grupoghanem.com.br

Posts Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Febre Chikunguya - Santa Catarina registra primeiro caso autóctone da doençaantibiograma