Home / Exames e Laboratório / Microbiota Intestinal

Microbiota Intestinal

microbiota intestinal

O exame de microbiota intestinal, auxilia no diagnóstico de diversas doenças e o primeiro Laboratório do Brasil a oferecer esse tipo de exame é o Ghanem Laboratório.

Você sabe por que este exame é importante?

Em nosso organismo possuímos cerca de cinco a dez vezes mais células bacterianas do que células próprias. Para termos uma ideia, aproximadamente dois quilos do nosso peso total são somente de células bacterianas.

Mas as bactérias não fazem mal para a gente?

O que acontece, é que tais organismos são fundamentais para a manutenção do nosso equilíbrio e da nossa saúde. Por exemplo, quando necessitamos utilizar um antibiótico para combater as bactérias que estão causando algum processo infeccioso, esse medicamento pode não combater somente os microrganismos patogênicos, mas também acaba destruindo bactérias que fazem parte da nossa microbiota normal, o que pode gerar reações indesejadas.

O que este exame pode detectar?

O exame da microbiota intestinal irá discriminar todas as bactérias intestinais, que apresentam uma imensa diversidade. Algumas pesquisas científicas relatam, por exemplo, que a microbiota intestinal do paciente pode revelar se essa pessoa tem uma maior tendência a engordar ou emagrecer. Por exemplo, as bactérias do nosso intestino podem contribuir na sensação de saciedade, ajudando a explicar porque algumas pessoas precisam comer mais para se sentirem satisfeitas ou porque outras comem mesmo quando não sentem fome. Outra situação, que já foi comprovada cientificamente, é em relação ao risco de desenvolvimento de algumas doenças, pois de acordo com o tipo de microbiota, podemos apresentar predisposição à hipertensão, diabetes e outros problemas crônicos.

Por que trazer o exame de Microbiota Intestinal para o país?

Essa decisão foi motivada pela discussão que tem ocorrido no campo médico-científico mundial. Revistas científicas consagradas como Nature e Science já tem debatido este tema.

Quais situações clínicas este exame é indicado? Indicamos ele para duas situações:

1) Direcionada para clientes que iniciaram o antibioticoterapia ou, por exemplo, um tratamento para emagrecimento. Neste caso, o exame vai identificar como esse tratamento interfere na microbiota intestinal do cliente antes, durante e depois do tratamento.

2) Quando o cliente com suspeita de doença infecciosa intestinal que, por meio de exames tradicionais como a cultura de fezes, não é corretamente diagnosticado. O exame da microbiota instestinal pode complementar a coprocultura e auxiliar no diagnóstico do médico.

Sabe no que mais ele pode te auxiliar?

Alguns estudos demonstram uma relação entre o perfil bacteriano intestinal e o humor das pessoas. Isso significa que, dependendo da microbiota intestinal do paciente, há uma tendência a ser mais bem ou mau-humorado. Isso porque as bactérias ajudam na digestão primária dos alimentos, o que significa que alguns perfis bacterianos tem mais facilidade de promover a quebra de determinados alimentos.

Além disso, essas células auxiliam na liberação de endorfinas, que dão a sensação de satisfação e saciedade. O exame ainda é indicado aos clientes que possuem constipação crônica, diarreia crônica, síndrome do intestino irritável, celíacos, entre outros. Com o diagnóstico, pode-se fazer a restrição de certos alimentos e amenizar o problema.

E quais especialidades médicas devo procurar para a correta interpretação e orientação deste exame? Neste primeiro momento, estamos indicando o exame de microbioma aos gastroenterologistas, nutrólogos e endocrinologistas.

Como o exame de Microbiota Intestinal é realizado?

Por meio de uma complexa análise genética a partir de uma amostra de fezes do paciente. Todo o DNA das células bacterianas intestinais é extraído e mapeado, determinando a microbiota intestinal.

Como os médicos que se interessarem pelo exame podem saber mais sobre o assunto?

Tanto o Ghanem Laboratório quanto a Neoprospecta – que é a empresa parceira responsável pelas análises genéticas, oferecem o serviço de assessoria científica e de atendimento ao cliente para a consulta dos profissionais da saúde.

Caso exista o interesse em realizar este exame, entre em contato com o Ghanem Laboratório por meio dos nossos chats em nosso Site ou Facebook, ou ainda nos contatos:

47 98458.1299 (Whatsapp) | 47 3028.3001

sac@grupoghanem.com.br ou 0800.000.3001 (exclusivo Itajaí e Litoral).

Para mais detalhamento técnico deste exame, a Assessoria Científica do Ghanem Laboratório está à disposição nos contatos:

47 3043.7088 |  47 98458.1330 (Whatapp)

ou pesquisa@grupoghanem.com.br.

Posts Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

outubror-rosa