Home / Exames e Laboratório / Norma PALC é certificada pela ISQua

Norma PALC é certificada pela ISQua

O Ghanem tem a qualidade de seus processos e análises laboratoriais acreditados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial por intermédio do PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), o que certifica a excelência dos serviços disponibilizados pelo Ghanem e confere segurança aos seus clientes e médicos. Recentemente o Programa recebeu certificação internacional pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care). Abaixo artigo publicado pelo site da SBPC/ML.

Norma PALC é certificada pela ISQua

Selo internacional assegura inciativas da SBPC/ML para desenvolvimento e qualidade da medicina laboratorial

A Norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML recebeu a certificação da ISQua (The International Society for Quality in Health Care), a principal organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde.

A certificação da Norma PALC tem validade de quatro anos, de agosto de 2015 a julho de 2019. A SBPC/ML é Membro Institucional da ISQua desde 2012.

“As ações para obter a acreditação da Norma PALC começaram na gestão da minha colega Paula Távora e agora são reconhecidas. O selo da ISQua reforça a posição de destaque do nosso Programa como referência no Brasil. Representa os frutos de um trabalho constante de incentivo à melhoria da qualidade dos serviços laboratoriais no país, com benefícios para a saúde da população”, comemora o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro.

“É um reconhecimento internacional que premia o esforço de todos que têm contribuído e se dedicado à melhoria contínua e operação do PALC, desde que ele foi lançado, em 1998, como diretores, auditores, membros da CALC e colaboradores da SBPC/ML. É um estímulo para prosseguirmos esse trabalho em um momento em que os programas de acreditação passam a ser valorizados também para a contratualização no sistema de saúde suplementar, no âmbito da ANS. Ganham os pacientes que procuram laboratórios acreditados pelo PALC porque podem contar com a garantia da qualidade dos serviços prestados”, afirma o diretor de Acreditação e Qualidade, Wilson Shcolnik.

Os trabalhos para obter a acreditação da Norma PALC 2013 contaram com a liderança do especialista em sistemas de gestão da qualidade e membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) Fernando Berlitz. Segundo ele, o selo da ISQua representa o aval que o padrão normativo do PALC está em nível internacional de excelência e no mesmo patamar das principais normas internacionais em saúde.

“A acreditação pela ISQua é um dos grandes marcos na história do PALC porque evidencia a maturidade do Programa, que tem evoluído continuamente desde seu lançamento, sempre se atualizando frente às transformações do mercado de medicina laboratorial. Para os laboratórios com PALC significa que seu sistema de gestão é acreditado por um padrão normativo reconhecido internacionalmente”, diz Berlitz.

Preparativos


O processo de acreditação da Norma PALC pela ISQua começou na gestão de Paula Távora (biênio 2014/2015) e durou cerca de 14 meses. De acordo com Fernando Berlitz, o trabalho compreendeu quatro etapas principais. Na primeira, de autoavaliação, a Norma foi avaliada frente ao padrão ISQua, incluindo avaliação quantitativa e qualitativa entre os requisitos, análise de riscos e geração de plano de ação de adequação.

A segunda etapa consistiu de auditoria, na qual a Norma PALC foi avaliada formalmente pelos auditores da ISQua, com validação da autoavaliação previamente formulada. Na etapa seguinte ocorreu a validação e execução do plano de ação de adequação entre os padrões PALC e ISQua.

Na quarta e última etapa os auditores da ISQua e seu Comitê de Acreditação avaliaram as evidências da execução do plano de ação e de adequação, o que conferiu o certificado de acreditação para a Norma 2013 do Programa da SBPC/ML.

Referência internacional


Com sede em Dublin, Irlanda, a ISQua foi fundada em 1984. Suas ações, que abrangem mais de 100 países em cinco continentes, têm como objetivo promover a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços de saúde, a educação e o desenvolvimento nessa área.

O programa de acreditação internacional da ISQua possibilita a normas e instituições de referência em diferentes países se alinharem frente às melhores práticas visando o desenvolvimento do setor de saúde em âmbito global.

  • Fonte: SBPC/ML
Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Dúvidas frequentesZika Vírus