Home / Exames e Laboratório / Tudo o que você precisa saber sobre o Mioma

Tudo o que você precisa saber sobre o Mioma

O Mioma Uterino é um tumor benigno, ou seja, não canceroso, podendo ocorrer a partir da primeira menstruação. Constitui-se basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero, consequentemente alterando o formato do órgão à medida que vai evoluindo. Como qualquer outro tipo de tumor, para seu desenvolvimento é necessária à vascularização, meio de nutrição do mioma. Portanto o mioma costuma permanecer estável por muitos anos, e ao iniciar seu desenvolvimento cresce rapidamente em poucos meses. Atualmente sua causa é desconhecida, porém foi comprovado que a progesterona e o estrogênio quando alterados podem influenciar em seu desenvolvimento. Na chegada da menopausa, com a queda de produção de hormônios de estrogênio, o mioma geralmente acaba reduzindo de tamanho podendo chegar a desaparecer. Durante a gravidez, sua principal característica é aumentar de tamanho, pelo fato do órgão ficar muito mais vascularizado para o desenvolvimento do embrião. Dentre os fatores de riscos está idade, histórico familiar, origem étnica (mulheres da raça negra) e obesidade.  O mioma uterino está presente em mais de 75% das mulheres, sendo de extrema importância ficar atenta ao seguintes sintomas:

  • Menstruação irregular – podendo levar a anemia pela grande quantidade do fluxo;
  • Cólicas;
  • Sangramento fora da hora (entre uma menstruação e outra);
  • Dores abdominais, pélvicas e durante a relação sexual;
  • Problemas urinários (vontade mais frequente de urinar, infecção do trato urinário, cistite, infecção dos rins).

A melhor forma é a prevenção, realizando exames laboratoriais regularmente, além dos exames ginecológicos, como o toque de rotina que detecta alguma anormalidade tanto como a alteração do tamanho do útero quanto seu relevo, e a ultrassonografia transvaginal, no qual traz um resultado mais preciso se houver a patologia revelando a quantidade de miomas, seu tamanho e qual a localização que se encontra. Portanto, deve-se consultar o ginecologista regularmente, ele irá auxiliar nos exames laboratoriais e ginecológicos, cuidando da sua saúde e permitindo que você reconheça se algo em sua saúde não está correto.

Mais informações:

  • Os miomas são tumores não cancerígenos, muito comuns, no entanto ainda causam muitas duvidas nas mulheres. Como visto, geralmente ele não apresenta qualquer sintoma, por isso é necessário realizar exames para saber se sua saúde está em perfeito estado.
  • Mulheres grávidas devem tomar um cuidado extra se possuem esta patologia, pois os miomas podem causar problemas durante a gestação e no parto.
Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

obesidadePSA