Home / Exames e Laboratório / Um exame laboratorial contra o câncer de próstata – PSA

Um exame laboratorial contra o câncer de próstata – PSA

É comprovado por dados estatísticos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que as mulheres vivem mais que os homens, porém, raramente é divulgado o motivo deste fato. Um dos fatores trata-se um ato simples, porém essencial à saúde, chamado de prevenção. As mulheres frequentam os médicos anualmente, realizam os exames, se cuidam enquanto a grande maioria dos homens após atingirem maturidade para sair de casa jamais volta a um consultório médico.

Este fato está impregnado na população masculina, pois desde cedo o homem é tratado como um indivíduo forte, que tem o dever de proteger seu redor. O futuro de todo ser humano é envelhecer, palavra temida por muitos, mas com a prevenção isto se torna algo saudável, longe de muitas doenças graves e um prolongamento à vida.

Indo ao médico anualmente, e realizando os exames o risco de muitas doenças graves evoluírem é mínimo, pois a patologia é detectada ainda em seu estágio inicial. O mês de novembro é dedicado aos homens, principalmente contra o câncer de próstata, doença que está crescendo de modo frenético. O PSA é um exame muito importante a ser realizado anualmente, como por exemplo, no mês de novembro, data no qual é muito divulgada e impossível de esquecer-se de ir ao médico e realizá-lo.

O PSA trata-se de uma glicoproteína com função enzimática, produzida pelas células epiteliais da próstata, que possui a função de tornar o esperma liquido. Deste modo é possível medir os níveis de PSA no sangue, através de uma coleta sanguínea, ao invés do exame tão temido pelos homens, o toque retal. O valor obtido permite analisar se há uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro deste órgão, no qual se houver alguma suspeita o individuo passará por exames mais específicos.

Há diversos fatores que podem levar a um valor elevado no exame de PSA como uma prostatite podendo ser aguda ou crônica, infecções urinárias ou genitais, retenção urinária (urina presa), ou o aumento benigno da próstata.

Portanto, a melhor forma de viver bem e por mais tempo, é manter a saúde saudável realizando os exames indicados pelos médicos anualmente, garantindo o bem estar, e impedindo que diversas patologias sejam diagnosticas em um estágio avançado no qual o médico não possui tantas alternativas de cura, como quando se trata de uma doença em estado inicial. Previna-se!

 

Texto escrito por:  Letícia  Moreira de Camargo, profissional do Ghanem.

Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

MiomaZika Vírus