Vacina dTpa

Prevenção:

Previne as doenças: Difteria (Crupe), Tétano e Coqueluche (Pertussis).

É uma vacina inativada, que contém os toxóides tetânicos e diftéricos, componentes da cápsula da bactéria da coqueluche, sal de alumínio como adjuvante, fenoetanol, cloreto de sódio e água para injeção.

Indicações:

Está indicada para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir dos 3 anos de idade, adolescentes e adultos, gestantes e todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde.

Doses:

– Gestantes: Vacina obrigatória em toda gestação. Devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, ​a partir da 20ª semana de gestação. ​Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto​, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).

– Reforços: pode ser feita como dose de reforço aos 4-5 anos de idade, em adolescentes, adultos e idosos.

Para crianças maiores de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxóide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.

Contraindicações:

Contraindicada em pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.

Eventos adversos:

– Mais comuns (> 10%): irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga.

– Menos comuns: falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.

– Incomuns: distúrbios da atenção, irritação nos olhos e erupção na pele, sintomas respiratórios, faringite, aumento dos gânglios linfáticos, síncope (desmaio), tosse, diarreia, vômito, transpiração aumentada, coceira, erupção na pele, dor articular e muscular e febre acima de 39ºC.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt