Vacina Meningo B

Prevenção:

A vacina Meningo B previne as meningites e as infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

É uma vacina inativada, composta por três proteínas subcapsulares e pela membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.

Indicações:

– Rotina: A SBP e a SBIm recomendam o uso rotineiro da vacina Meningo B em crianças e adolescentes, não previamente vacinados.

– Também é indicada a vacinação em adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico e, nos viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Doses:

– Crianças: A SBP e a SBIm recomendam o uso rotineiro de duas doses da vacina meningocócica B aos 3 e 5 meses de vida e um reforço entre 12 e 15 meses de vida.

– Adolescentes não vacinados antes: duas doses com intervalo de um mês.

– Adultos com até 50 anos: duas doses (intervalo de um mês), dependendo de risco epidemiológico.

Contraindicação

Pessoas com histórico de anafilaxia após uso da vacina.

Eventos adversos

– Crianças menores de 2 anos pode ocorrer febre alta com duração de 24 a 48 horas (10%). Quando é aplicada junto com a tríplice bacteriana acelular, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, esse percentual aumenta para 69-79%. Por isso é preferível não aplicá-las no mesmo dia.

– Menores de 10 anos de idade: perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarreia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade e dor no local da aplicação; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço), ocorrem em mais de 10%.

– Maiores de 11 anos: cefaleia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais (mais de 10%). A dor pode ser muito intensa, atrapalhando a realização das atividades cotidianas.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt