Vacina Pneumocócica 13

Prevenção:

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. É uma vacina inativada, composta por 13 sorotipos de Pneumococos conjugados com a proteína CRM197, sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

Indicações:

Rotina: crianças de 2 meses a 6 anos

Rotina: para maiores de 50 anos, sobretudo os maiores de 60 anos (junto com a vacina VPP23)

Indicado também para crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de doenças crônicas (junto com a vacina VPP23).

Contraindicações:

Pessoas que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

Doses:

–  Crianças > 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas, que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados: dose única.

– Para maiores de 50 anos: dose única.

– Para os maiores de 60 anos, recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

Crianças menores de 6 anos que completaram o esquema de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde com a vacina PCV10 têm benefícios se tomarem mais uma dose da VPC13, o que aumenta a proteção contra a doença pneumocócica.

Eventos adversos:

Reações mais comuns (> 10%): diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento).

Menos comuns: diarreia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C.

Raras: choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt