Home / Exames e Laboratório / Você sabia que o Colesterol pode influenciar na sua longevidade?

Você sabia que o Colesterol pode influenciar na sua longevidade?

COLESTEROL – VOCÊ SABE O QUE É E COMO CUIDAR DELE?

O que é?

colesterol é um composto químico essencial à vida. Na maior parte é sintetizado pelo fígado, mas uma parte é adquirida através dos alimentos ingeridos. Tanto as taxas de colesterol muito altas quanto às muito baixas são perigosas à saúde.

Por ser solúvel apenas em gorduras, o colesterol tem de ser transportado pelo sangue através das seguintes lipoproteínas: VLDL (também conhecidas como triglicerídeos), LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol). O fígado acondiciona os triglicerídeos na forma de VLDL e os despacha pela corrente sanguínea para as células, juntamente com menores quantidades de colesterol e proteínas. As células armazenam e utilizam essa quantidade de gorduras como “combustível”. Assim, o VLDL, sem as gorduras, passa a ser denominado como LDL, já que é composto basicamente de colesterol e proteínas. Seu excesso no organismo acaba fixando-se nas paredes das artérias, entupindo-as, na chamada doença aterosclerótica ou aterosclerose, propiciando os ataques cardíacos ou infartos.

Por sua vez, o HDL faz o papel contrário, extraindo o colesterol das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado para ser excretado. O fumo baixa os níveis de HDL, enquanto o exercício físico aumenta.

colesterol

Como cuidar do seu colesterol:

Os alimentos ingeridos são de extrema importância para o controle dos níveis do LDL e HDL. As gorduras são classificadas em três categorias: saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas.

As gorduras saturadas estão presentes nas carnes vermelhas, na gema de ovo, em miúdos de fígado, coração, rins, etc., na pele de galinha, na banha, no bacon, na manteiga e nas frituras em geral. Elas são prejudiciais à saúde, pois contribuem para o aumento do LDL.

As poli-insaturadas são encontradas principalmente em óleos vegetais líquidos, como os de girassol, milho e soja, e elas baixam os níveis de LDL, por isso são preferíveis às saturadas, mas não na mesma proporção em que as gorduras saturadas aumentam esse índice. Por isso, um indivíduo não pode contrabalançar os problemas causados pelas gorduras saturadas, simplesmente aumentando o consumo de poli-insaturadas. Já as gorduras monoinsaturadas, presentes na azeitona, no amendoim e seus respectivos óleos, e no abacate, ao substituírem as saturadas, também fazem baixar o LDL, sendo ainda melhores que as poli-insaturadas.

Para ter melhor saúde cardíaca, devem-se ingerir menos gorduras, especialmente as saturadas, e comer mais fibras solúveis, encontradas na aveia, nos flocos de milho, ameixas, em várias frutas e verduras, que contribuem para reduzir o colesterol no sangue. Vale lembrar que a carne branca é preferível à escura e que os peixes magros têm menores índices de gorduras saturadas e os mais altos de poli-insaturadas. Quanto aos laticínios, os integrais devem ser trocados pelos sem gorduras ou com poucas gorduras, se o objetivo é diminuir o consumo de gorduras saturadas.

Também é importante fazer o acompanhamento dos níveis do colesterol total, LDL, HDL e VLDL no sangue, através de um exame de sangue. Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer a dosagem regularmente.  A detecção precoce de alterações nestes exames pode prevenir diversas doenças como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Para mais informações entre em contato pelo número 47 3028.3001 ou pelo WhatsApp 47 8458.1299.

Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

osteoporoseBRCA Angelina Jolie